domingo, 9 de agosto de 2009

Um instante maestro... Eles estão de volta...
10/06/2009 - 18:44 | 488 visitas


Ícone do rock paraibano é primeira atração local confirmada no IV Festival Aumenta que é Rock

Em meados da década de 90 dois estudantes de comunicação social da Universidade Federal da Paraíba resolveram transpor as afinidades musicais das salas de aula para os palcos. Capitaneado por Fábio Queiroz e Edy nascia o Flávio Cavalcanti, inicialmente um despretensioso projeto para revisitar o rock brasileiro. Para ambos o nome da banda não poderia soar mais propício!! Era o sincretismo perfeito entre a irreverência do rock e as, muitas vezes enfadonhas, cadeiras de jornalismo! Ícone (para o bem e mal) da mídia brasileira nas décadas de 70/80, o já falecido apresentador carioca Flávio Cavalcanti, nem imaginava que seria nome de batismo de uma das maiores bandas paraibanas de rock! E para o bem de todos, eles voltaram a se reunir com formação original após quase uma década de inatividade...

Das concorridas calouradas da UFPB e outros shows “caseiros” a banda saltou para projetos grandiosos. Após uma aclamada apresentação no Festival MADA no ano de 2000 em Natal, eles alcançaram destaque em veículos nacionais como a revista BIZZ, Jornal O Globo e Folha de São Paulo. O próximo passo dado pelo Flávio Cavalcanti desafiava as pretensões iniciais deles e a própria lógica do esquema fonográfico nacional.

O quinteto (Fábio Queiroz e Josimar -voz, Edy – guitarra, Marcelo Bezerra – baixo e Tony - bateria) assinou contrato com a multinacional Virgin Records e partiu de “mala e cuia” para São Paulo. Na gravadora americana a estada foi rápida!! Mesmo tendo conseguido boas execuções com o single “Enquanto os garotos jogam bola” a crise que a internet começava a deflagrar pulverizou catálogos em todas as majors e a banda migrou para o, então recém-criado, selo Abril Music. Nela, já rebatizada de Flávio C para evitar complicações com a família do jornalista, chegaram a lançar um cd cheio, “Seguindo a Rede Elétrica” (regravações de músicas próprias e outras composições novas), com a produção de ninguém menos que Rick Bonadio (CPM 22, Titãs, Mamonas Assassinas etc). Porém, a desleal concorrência da “indústria de fórmulas instantâneas de sucesso” e questões pessoais abortaram o projeto do Flávio Cavalcanti, que optou pelo fim das atividades. Contrariando o refrão de uma de suas mais conhecidas e belas canções os integrantes voltavam pra casa.

Exatamente após sete anos de hiato os rapazes receberam um convite para se reunirem novamente e fazer um show em comemoração aos DEZ anos de lançamento do primeiro CD independente do grupo – ‘Flávio Cavalcanti na praia’ (gravado no Fábrica Estúdios em Recife em 1999 - http://rs405.rapidshare.com/files/236526216/flavio_cavalcanti.rar ). Guitarrista e um dos fundadores do Flávio Cavalcanti, Edy resume o clima que antecedeu o show: “O primeiro ensaio depois de sete anos foi como se não tocássemos juntos há apenas quinze dias. A sensação de divertimento, provocação e descompromisso era o mesmo”.

A reestréia nos palcos aconteceu no Festival Cineport no mês passado com grande público (saudosos e novatos) e a certeza de que a banda ainda tem muitas cartas na manga: “Foi difícil dormir aquele dia, a adrelina era muito grande, mesmo horas após o show. Foi bom ter apresentado o Flávio C para uma galera que ainda não conhecia, e tocar para as pessoas que tinham uma ligação muito forte com a banda e com uma época em que nos divertíamos juntos. É, sem dúvida, algo que ainda ecoa na minha cabeça”, completa Edy.

Flávio C é a primeira atração paraibana confirmada para o IV Festival Aumenta que é Rock, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro em João Pessoa-PB.

Abaixo segue um link para baixar algumas músicas dos singles e dos dois álbuns da banda:

http://rapidshare.com/files/218453291/flavio_cavalcanti.rar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário